segunda-feira, 9 de maio de 2011

Gargalos e caos são sinônimos do trânsito de BH

A frota de veículos da capital ultrapassa um milhão e previsão é de que, até o final do ano, esse número aumente significativamente, tornando o trânsito cada vez mais caótico.

A frota da capital, desde agosto de 2010 até março deste ano, cresceu 7,9%. Os números do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) revelam que mais de 1,3 milhões de veículos trafegam nos corredores de Belo Horizonte, ou seja, é um carro para 1,7 habitantes da cidade. Isso significa que a cada dia, a circulação de automóveis fica mais intensa. Aumentam-se os gargalos e o caos se instaura, principalmente nos horários de pico.

No site da Empresa de Transportes e Transito de Belo Horizonte (BHTRANS) é disponibilizado aos usuários um Infotráfego, que funciona em tempo real e exibe os pontos de trânsito bom, intenso, lento, retido, as vias onde acontecem manifestações que prejudicam o tráfego, acidentes com vítimas, entre outros fatores. Em outra seção, também é possível visualizar as câmeras espalhadas pela cidade que mostram exatamente como está o trânsito dos principais corredores da capital.




Os motoristas devem ficar atentos aos horários em que os gargalos aparecem, o famoso horário de pico. Normalmente acontecem das 7h às 9h e das 17h às 20h. Avenidas como Cristovão Colombo, Afonso Pena, Antônio Carlos, Cristiano Machado, Tereza Cristina, Andradas, Contorno, Getúlio Vargas, Brasil, Paraná, Raja Gabália, Nossa Senhora do Carmo, Bias Fortes, entre tantas outras, ficam com o tráfego extremamente lento nesses períodos.

O professor de tênis, Sérgio Affonso, 49 anos, relata que prefere ir trabalhar de moto todos os dias do que tirar o carro da garagem. “Moro na região nordeste de BH e para chegar ao local de trabalho, na Pampulha, preciso pegar um trânsito caótico. Começo a dar aulas às 7h30 e se eu for de carro, chegarei somente no horário da terceira aula. Então opto por ir de moto. É uma maneira mais prática e, apesar de ser a menos segura, tenho que me arriscar para ser pontual”.

Para a BHTRANS, algumas alternativas serão propostas para a população, com a finalidade de fazer com que o trânsito flua melhor, como rodízio de placas, pedágio para franquear acesso às áreas delimitadas de Belo Horizonte, maior quantidade de ônibus circulando por toda a cidade, implantação de vias exclusivas para ciclistas, entre outros.

A capital mineira, atualmente, leva o título de uma das cinco capitais brasileiras com maior frota de veículos, cerca de 1milhão de carros transitam todos os dias, fincando atrás de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Curitiba. Desta maneira a BH acaba enfrentando um trânsito caótico nos horários de maior fluxo de veículos e estrangulamento em vários pontos da cidade.

Considerando somente os carros de passeio e excluindo as caminhonetes, micro-ônibus, motocicletas, caminhões, entre outros, a quantidade de veículos em Belo Horizonte cresceu mais de 67%. Passando de 623 mil automóveis para 1.045 milhões. Em proporções, a capital mineira obtém um veículo para cada grupo de 2,4 moradores, enquanto São Paulo estima-se ter um para 1,78 habitantes, Brasília com 2,4 e Rio de Janeiro com o menor índice, cerca de 2,9 por automóvel.

De acordo com o Departamento de Trânsito de Minas Gerais (DETRAN MG) são emplacados em média 12 mil carros por mês na cidade, cerca de 400 todos os dias. Uma das principais concessionárias de Belo Horizonte, a Carbel VW, vende por ano de 4.300 a 4.500 veículos. Por essa média, perceber-se que o numero de automóveis circulando por toda a capital só tende a aumentar.

Fonte: http://espacogabimachado.wordpress.com/2011/04/15/gargalos-e-caos-sao-sinonimos-do-transito-de-bh/

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