terça-feira, 31 de maio de 2011

Casa do Vovô


Com 34 apartamentos e capacidade para atender 92 pessoas, a Casa do Vovô promove o bem-estar dos idosos há quase 33 anos, em Ribeirão Preto.

Diariamente, a instituição oferece cinco refeições aos moradores, gasta 35 litros de leite e cerca de 120 fraldas geriátricas.

O começo

A Casa do Vovô foi inaugurada no dia 26 de março de 1978, a partir da iniciativa de integrantes da Sociedade Espírita Cinco de Setembro, que sonhavam manter um lar para a velhice desamparada na cidade.

Atendimento aos idosos

Os 82 idosos abrigados na casa, atualmente, contam com atendimento médico, de enfermagem, fisioterápico e atividades ocupacionais e de lazer como pintura, crochê, sala de leitura e videoteca.

As pessoas acolhidas entram na casa por indicações e passam por uma triagem socioeconômica, onde comprovam também, que não têm parentes que possam se responsabilizar por eles.

Segundo o vice-presidente da instituição, Vicente de Oliveira Tozzo, muitos atendidos dispõem, no local, de um conforto material que nunca tiveram antes. “Existem muitos idosos que moravam em barracos, locais sem qualquer estrutura”, diz.

Geração de Renda

Uma das formas da entidade adquirir recursos é o lucro conseguido com a “Casa da Amizade”, que é um abrigo para idosos que podem pagar pela hospedagem, criado em 1982.

As outras fontes são as doações, promoção de campanhas e eventos, contribuições de sócios e a Lei Orgânica Social (LOAS), que permite que o abrigo fique com 70% da aposentadoria ou pensão dos usuários.

No local, também funciona um brechó permanente, que tem a renda revertida para a instituição.

Fonte: http://eptv.globo.com/ribeiraopreto/noticias/NOT,2,2,348961,Casa+do+Vovo+abriga+idosos+carentes+em+Ribeirao+Preto+desde+1978.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário